quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Carta aos Traders

Ola amigos

Antes de continuar quero reproduzir a Carta aos Trader do Carlos Martins
Acho fundamental ler com bastante atenção sua descrição porque entendo que se encaixa em vários de nós.

Carta aos Traders

12/06/2011

Ainda lembro-me de quando era pequeno, tinha os meus 12 ou 13 anos, e vi pela primeira vez alguma coisa relacionada com investimentos. Era uma reportagem de TV com um investidor agressivo de bolsa. Nela, ele contava que certa vez foi comprar duas coberturas de frente para o mar no Rio de Janeiro em uma semana e, na semana seguinte, teve que cancelar porque estava sem dinheiro.

Aquilo me marcou. Como uma pessoa pode viver com tanto risco? Da onde vem a lógica para operar em um mercado assim? Verdade seja dita, cresci com isso na cabeça e, desde que comecei a ganhar dinheiro, aplico na bolsa. Já ganhei muito, já perdi muito, já aprendi muito, já evoluí muito.

Hoje eu penso que sou uma pessoa melhor por minha perseverança. Montar tantos cenários, tomar tantos "tapas na cara" do mercado, ver o mercado literalmente "cuspir" dinheiro na minha cara e ver também o mercado aos meus pés em um lucro diário monstruoso. Tudo isso me fez crescer como pessoa, não julgo mais os outros, criei novas conexões entre os neurônios de meu cérebro, sinto-me a cada dia mais inteligente e mais preparado.

Opero qualquer mercado, entro e saio de qualquer posição. Sempre comparei o mercado ao mar, e o trade ao surf. Se exitem pessoas capazes de surfar em ondas gigantes, cheias de corais rasos onde há risco de vida em uma manobra mal-feita, existem pessoas capazes de lidar com risco extremo no mercado financeiro, ou seja, nós.

Quando eu tinha 16 anos, desci de bicicleta uma rua carinhosamente chamada de "ladeira da morte" aqui no Morumbi, em São Paulo, e bati na guia a 70 Km/h, caindo na calçada e tendo múltiplas fraturas. Sempre tive medo, mas sempre enfrentei e fiz o que queria. Após 6 meses de recuperação eu me perguntava: Eu estava errado ao descer a "ladeira da morte"? A resposta foi NÃO. Eu estava errado em descer aquela rua sem os equipamentos apropriados (na época eu estava de chinelo de dedos, shorts e camisa regata, sem capacete ou qualquer outro equipamento de segurança). Aprendi logo cedo o que é CONTROLE DE RISCO. Quer fazer algo arriscado? Então prepare-se para isto, simples assim. Um corajoso preparado é bem diferente de um louco suicida, mas ambos fazem as mesmas coisas, o primeiro consegue repetir o fato, o segundo morre tentando.

Aos 20 anos dei PT (perda total) no meu carro correndo muito em uma rua que não permitia isso. Considero isso um segundo alerta divino para que eu começasse a tomar cuidado com o controle de risco. Hoje corro nas pistas, não nas ruas. Ainda assim, minha esposa e meus amigos me proíbem de comprar uma moto (meu sonho era ter uma moto míssil).

Minha lição é: prepare-se para o risco, tenha ferramentas, estude sua empreitada, aprenda o máximo que conseguir antes de tentar, mas tente. Não morri nos meus erros por sorte, mas aprendi o suficiente para não cometer mais estes erros.

No mercado financeiro eu já quebrei 5 vezes. Aprendi muito com cada uma, todas as vezes que fiquei com receio de quebrar eu realmente não quebrei, mas não aprendi nada e depois acabei precisando daquela experiência e não tinha. Não acho que é bom quebrar, mas eu aprendi tudo sozinho, nunca trabalhei em banco ou corretora, ou ainda tive alguém na minha família que me iniciou no mercado financeiro. Encontrei meu espaço sozinho, ignorando tudo e todos (inclusive família e amigos), o que prova que é possível viver do mercado, mas é difícil começar sem apoio. Você não deve fazer isso, encontre uma comunidade de pessoas que te apoie, converse com outros traders, converse com a gente.

Esse vídeo é a essência do que o trader faz. O Trader escolhe um lado, ele é direto e não político, ele assume os riscos e os seus erros e usufrui dos seus acertos. Ele é uma pessoa evoluída, objetiva, que quer sempre mais, seja dinheiro, seja conhecimento, seja cultura ou caridade.

Não tenha medo, enfrente o que aparecer pela frente, só assim você será um trader de verdade, na vida e nos mercados.

Suce$$o

Carlos

Carlos Martins, é sócio-fundador do Trader Gráfico, analista de investimentos com CNPI-t, opera para si próprio no mercado desde 2004, é mestre em Tecnologia Nuclear pela USP e Engenheiro de Materias pela Univ. Mackenzie. Autor do livro "Os Supersinais da Análise Técnica", lançado em 2010 pela Coleção Expo Money da Editora Campus-Elsevier.

Nenhum comentário:

Postar um comentário