sábado, 3 de novembro de 2012

Setup para Day Trade na Vale5

Ola amigos

Neste post quero repassar aos amigos, o setup (configuração) do Gráfico da Vale5 no período de 05 minutos , chamado de G5. Este período é mais apropriado para a utilização em Day Trade, lembrando bem que opero em opções e não na compra da ação e voltando a ressaltar que trata-se de Day Trade (Compra e venda no mesmo dia).

Estarei postando duas imagens, sendo a primeira do 01.11.2012 e a segunda do dia 31.10.2012.

Lembrando bem que AT (Analise técnica  é uma ferramenta de auxilio nas operações mas não é o oraculo da verdade absoluta, pois haverá momento que poderemos ter uma sinalização falsa ou fraca.

O Principio maior desse post é exemplificar com fatos reais como poderemos configurar nossos gráficos e aproveitar os momento de oscilação que existe diariamente na ação da Vale5.

Dia 01.11.2012

Para visualizar melhor a figura, dê um clique em cima

Como podem observar, meu gráfico tem a seguintes configurações :
EMA(5) Linha Azul no gráfico principal
EMA(15) Linha Verde no gráfico principal
Canal de Ketner Duas linhas na cor Magenta

No Gráfico No 2 Temos o Histograma MACD com linha de media (Vermelha) e linha de Sinal (Azul) - Configuração do MACD (26,12,9)
No Gráfico No 3 Temos IFR - Configuração do IFR (2,25,75)
No Gráfico No 4 Temos CCI - Configuração do CCI (4)

Para melhor compreensão explico que a sigla PC é Ponto de Compra e PV é ponto de venda.

Podemos observar que são vários indicadores, osciladores mas se tivermos paciência e atenção poderemos com o tempo ir se familiarizando com os mesmo.
Importante ressaltar usamos vários indicadores por que sempre precisamos confirmar o sinal com pelo menos mais de um indicador pois poderemos ter sinalização falsa ou fraca como poderemos observar na figura do dia 31.10.12.

As linhas verticais nos 4 gráficos e os textos com PC e PV foram colocados individualmente para uma melhor compreensão. As linhas horizontais tem como objetivo mostrar a necessidade de confirmação no mesmo momento por vários indicadores.
Vou tentar explicar os dois momentos de compra que ocorreram no dia 01.11.12, quais parâmetros foram utilizados, qual sinalização ocorreu e se havia sinalização de força na compra.

PC as 11:05h no valor de R$ 36,35

1º Sinal : Ema(5) cruza Ema(15) de baixo para cima.
2º Sinal : Divergência no histograma pois sinalizava queda e a ação estava fechando com candle positvo.
3º Sinal : IFR  ja apontava Força compradora 05 minutos antes
4º Sinal: CCI repetia a mesma sinalização do IFR.

Essa compra teve como principal sinal, que mostrava que poderia haver uma forte subida no Histograma MACD pois a divergencia entre os candles e a configuração demonstrava que poderia mudar a tendencia de uma forma bem forte.
Tal sinalização se confirmou e a ação subiu cerca de 1,73% saindo de $ 36,35 e foi até $ 36,98 as 13:10h onde gerou o PV (Ponto de Venda) invertendo toda sinalização tanto no histograma como no IFR e CCI. sendo que a sinalização mais forte foi o fechamento da ação dentro do Canal de Ketner após a mesma ter ficado fechado fora do canal 10 minutos antes.
Nesse caso, a EMA(5) e EMA(15) não sinalizaram a venda.

PC as 15:05h no valor de R$ 36,86

1º Sinal : Ema(5) cruza Ema(15) de baixo para cima.
2º Sinal : Sinalização no histograma mostrando uma reversão de tendencia.
3º Sinal : IFR  invertendo sinalização de queda
4º Sinal: CCI repetia a mesma sinalização do IFR.

Nessa compra podemos observar que não houve divergência no Histograma e apesar da confirmação da reversão de tendencia , ela não se apresentou a mesma força da compra anterior, tendo uma alta de cerca de 0,59% pois saiu de 36,86 para 37,08. Lembrando ainda que a saida da operação se deu por dois motivos : Aproximação do final do pregão , onde tudo pode acontecer, e fechamento da ação dentro do canal de ketner.

É uma regra geral terminar o Day Trader até o máximo 16:30h pois após esse período fica bem complicado para sair de uma posição.

Agora vou apresentar a figura do dia 31.10.12 e poderão ver a importância de confirmação de pelo dois indicadores para entrada na operação.

Para melhor visualizar a figura , dê um clique em cima.

No dia 31.10.12, seguintes os mesmos parâmetros apresentados no gráfico do dia 01.11.12, podemos observar que foram sinalizados 03 entradas (PC - Ponto de Compra) mas se observarmos com carinho a figura veremos que somente a 03ª entrada gerou uma operação com mais força e certeza de bom resultado. As anteriores praticamente foram sinalizadas apenas com o cruzamentos da media EMA(5) cruzando a Ema(15) debaixo para cima.
A ultima operação gerou uma alta de quase 1% na ação sendo encerrada principalmente por causa da aproximação do fechamento do pregão.

Como mencionei, apesar de toda ajuda que os gráficos fornecem, não existe a certeza absoluta do sucesso, mas com certeza se mantivermos o setup por um bom período para avaliação, poderemos ter mais sucesso do que fracassos.
Um fato importante é não esquecer dos passos do bom trader.

1º - Identificação de ponto de Entrada
2º - Definição do STOP LOSS  (perda máxima que admite)
3º  Objetivo a ser atingido (STOP GAIN)

Nesse 3º item poderemos usar a maxima de ser medrosos na Derrota (se cair, estopa e sai da operação) e corajosos na Vitoria (Se subir, sobe o stop loss e stop gain) , traduzindo para o bom português..minimize seu prejuizo e maximinize o seu lucro.

Entendo que se for fiel as sinalizações e as confirmações poderá no minimo fazer um bom trader por dia na casa dos 5% a 10% que deve ser considerado um excelente trader.

Estar no mercado necessariamente vc não precisa estar comprado, mas sim , atento as oportunidades.

Tenho por habito fazer poucos traders por dias..na faixa de 01 a 03 (Quando o mercado esta em alta) senão só observo em busca de uma boa oportunidade.

Espero ter ajudado aos amigos do blog.

Abraços e até a próxima.


Nilton Matos
niltonvmatos@hotmail.com (caso queira me adicionar , fique a vontade)

Nenhum comentário:

Postar um comentário