sexta-feira, 2 de novembro de 2012


Trader: Batalha Diária

Neste texto, gostaria de conversar sobre um importante fato, que segundo minha opinião, é o fator decisivo para a obtenção de sucesso na luta diária de um trader durante o pregão.

Antes de iniciar essa conversa, querer fazer uma explicação que entendo como importante para auxiliar na linha de raciocínio das pessoas iniciantes nesse mercado.

Definição da palavra TRADER.

TRADER : São pessoas que atuam no mercado de renda variável em busca de oportunidades de compra e venda, sejam através de Day trade (Compra e Venda no mesmo dia) ou Swing Trade (Compra e venda em mais de um dia).O principal objetivo de um trader é identificar o PREÇO DA AÇÃO, pois ele não compra empresa e sim preço, pois seu propósito é efetuar uma compra e vende-la posteriormente mais caro ou se atuar na ponta de venda , vender por um preço e recomprá-lo mais barato, por isso para ele não é primordial os fundamentos da empresa, pois não pretende ficar com ela em carteira.

Para esse operador no mercado de renda variável, a principal ferramenta que usa é a Analise Técnica ou Gráfica usando todos os recursos que essa ferramenta proporciona. Vale ressaltar que Analise Técnica (AT) é um estudo do passado, buscando identificação de pontos históricos que serviram para uma projeção do futuro, deixando bem claro que não é adivinhação nem certeza absoluta que irá acontecer.

Em um cálculo efetuado podemos dizer que AT é uma ferramenta que permite a obtenção de um melhor resultado nas operações, pois de forma permanente efetua alerta e sinalizações de fatos que ocorreram no passado e poderá ocorrer no futuro.Esse calculo nos leva ao seguinte raciocínio:

“Ao efetuar uma operação, o Trader tem duas situações: Ele tem 50% de ter sucesso na operação e 50% de chance de ser derrotado. Ao utilizar a AT essa situação se altera, pois utilizando de forma consciente e objetiva, atendendo todos os parâmetros definidos, a proporção se altera para 75% de sucesso contra 25% de derrota. Portanto é fundamental a utilização dessa ferramenta para obter algum sucesso, lembrando bem que não tem certeza absoluta no mercado variável, haverá ganhos e perdas, mas com certeza irá alterar sensivelmente o resultado final de forma positiva ao utilizar essa ferramenta.”

Na Analise gráfica, o principal objetivo é a identificação de pontos de entradas (Momento que o preço atende o critério definido como ideal), seja na compra ou na venda. No meu ponto de vista, apesar de todas as ferramentas disponibilizadas pela AT, o principal objetivo é a identificação do SUPORTE e RESISTENCIA do preço da ação. Para atender essa necessidade o principal indicador é o Fibonacci. A partir dele, todas as demais ferramentas se complementam para confirmação da tendência.

 É justamente sobre essas duas linhas que quero falar.

Essas duas linhas representam a chamada pausa de mercado, ou interrupção de um movimento, seja de alta ou de baixa. Portando podemos dizer que usamos:

SUPORTE: Quando mercado esta em baixa.
RESISTENCIA: Quando o mercado esta em alta.

Podemos dizer que no mercado de renda variável, existem duas forças ou correntes, que atuam de forma simultânea: Os comprados (Bull/Búfalos)e os Vendidos (Bear/Ursos).

Considerando o preço da ação como sendo o corpo em movimento, podemos dizer que esse corpo sofre de forma permanente o poder dessas duas forças/correntes, onde o objetivo de cada uma é impulsionar esse corpo (Preço) na direção que atende seu propósito.

Nesse momento vou replicar um texto do site do Bastter  (www.bastter.com) para auxiliar no entendimento da importância dessas duas linhas.

Texto do site Bastter
Aqui vou recorrer à Bíblia dos Candles de Steve Nison - Japanese Candlesticks Charting Techiniques . De forma simbólica podemos explicar e fazer as pessoas compreender muitas coisas que não conseguimos às vezes de forma objetiva:

"Uma vez perguntaram a Napoleão quais tropas ele considerava as melhores. Sua resposta rápida foi: Àquelas que são vitoriosas. ' Veja o mercado como uma batalha entre dois exércitos (tropas) diferentes: Os comprados - Bulls ou Búfalos, e os vendidos - Bears ou Ursos.

O território que cada exército reivindica é especialmente evidente quando estamos em uma acumulação. A linha de resistência horizontal é o território que os Ursos (vendidos) devem defender. A linha de suporte horizontal e o território que os Búfalos (comprados) devem defender.

De vez em quando um lado mandará batedores invadir o território inimigo para testar as linhas de defesa. Por exemplo, ocorrerá um puxão dos Búfalos tentando levar os preços acima da linha de resistência.

Em tal batalha, temos que monitorizar a determinação dos Ursos. Se esta tropa de reconhecimento (batedores) dos Búfalos consegue montar acampamento em território inimigo (isto é fechar acima da resistência por alguns dias) então a cabeça de praia está formada (base no território inimigo).

Novas tropas prontas para o ataque se juntarão aos batedores. O mercado se move mais para cima. Desde que a cabeça de praia (acampamento) seja mantida - isto é, o mercado deve segurar a antiga área de resistência como suporte e as tropas dos Búfalos não podem ser rechaçadas de volta para seu território- os Búfalos dominarão o mercado.

Se ocorrer uma forte reação das tropas de defesa dos Ursos, que devolvam os Búfalos ao seu território, destruindo seus acampamentos e bases, considera-se que a resistência não foi verdadeiramente rompida."

A quebra de um suporte ou uma resistência deve ser confirmada.

Exemplificando, no caso de uma quebra de suporte: na maioria das vezes o mercado irá testar brevemente este suporte como resistência.

Se ele for testado como resistência e não for rompido, podemos dizer que o suporte foi realmente quebrado. Se também o mercado se afastar significativamente daquele ponto, podemos afirmar o mesmo.

Não há fórmula matemática para definir isto com precisão, aliás, como tudo na bolsa e devemos utilizar a experiência e o bom senso sabendo que sempre poderemos errar.

É nesse ponto que utilizamos as ferramentas complementares para a confirmação do rompimento seja do SUPORTE ou da RESISTÊNCIA.



O propósito desse texto é auxiliar os amigos compreender os momentos do mercado e com o tempo e paciência se familiarizando com o Mercado de Renda Variável.

Iremos disponibilizando textos, estratégias e conceitos para uma melhor performance dos amigos.

 niltonvmatos@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário